CCA-I

O CCA-I ( Centro da criança e do adolescente ) de Itapetim - PE foi fundado para orientar, instruir e educar a criança e o adolescente, juntamente com sua família. Para atingir os seus devidos objetivos, tem como meta prioritária a pedagogia do amor, dentro das suas normas e diretrizes, a única que nos proporciona uma vida feliz no amanhã.

terça-feira, 23 de março de 2010



Eduardo Campos (PSB)O Projeto, voltado para o resgate da cidadania de crianças e jovens, foi lançado pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos (PSB).

Pacto pela Vida, programa contra a violência lançado pelo Governo de Pernambuco, passa a contar com mais um aliado. O programa Vida Nova, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que visa resgatar a cidadania, capacitar e oferecer alternativas a crianças, adolescentes e adultos que trabalham e moram nas ruas e que, diariamente, estão expostas a riscos como a exploração sexual o consumo de drogas e também pequenos delitos.
Buscar inclusão social e a reinserção dos atendidos nas famílias é outro objetivo do programa, que possui três pilares de sustentação: Os Centros da Criança e do Adolescente (CCAs), os Centros da Juventude (CJs) e os Centros de Atendimento aos Usuários de Drogas (Cauds). A manutenção das casas é feita pelo Estado e também pelas prefeituras.
“São pessoas em situação de vulnerabilidade e risco de vida que merecem e estão tendo atenção especial do Governo. Eduardo tem se dedicado muito a preservar uma cultura da paz, como pode ser reparado no Pacto pela Vida. É uma tarefa magnífica essa dedicação aos mais carentes”, falou o secretário de Desenvolvimento Social, Roldão Joaquim.
Nos 42 CCAs, a acolhida pode ser de caráter preventivo ou interventivo e crianças e adolescentes de zero a 18 anos têm acesso a atendimento psicopedagógico, lazer, atividades lúdicas e até aulas de reforço.

Os Centros da Juventude, que passam a ser 21 espalhados pelo estado, oferecem atividades culturais e de esporte. Para participar, o interessado deve estar matriculado na escola. Nos CJs, jovens e adolescentes podem elevar a escolaridade, incluir-se digitalmente e, ainda, qualificar-se profissionalmente, além de receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100.

Proteger as vítimas dependentes das drogas e álcool e de outras substâncias nocivas e, se necessário, encaminhar para a rede pública de saúde. Essa é a principal iniciativa dos Cauds, que somam duas unidades em Pernambuco, por enquanto.

Para o governador do Estado e presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, que fez questão de participar do lançamento do programa, o Vida Nova é uma construção de muitas mãos, onde o governo é o facilitador dessa luta antiga de ONGs e tantas outras instituições que trabalham por essa causa. No auditório do Senai, O governador convocou a sociedade a participar da ação do governo:

“É muito importante estimular também o empresariado para ser solidário nessa ação. Estamos num momento significativo no desenvolvimento econômico do Estado, mas precisamos complementar diminuindo essa fratura social. É preciso coragem para enfrentar esse problema. É necessário ser enfrentado com o apoio da sociedade com um governo que dialogue com humildade construindo pontos de comunicação. E, podem ter certeza, que estamos dispostos a enfrentar essa luta", garantiu.

E a convocação já rendeu os primeiros resultados. O diretor do Senai, Antônio Carlos Maranhão, disponibilizou os programas profissionalizantes da instituição para jovens e adolescentes participantes do programa, oferecendo um salto na qualidade da formação desses jovens:

“Estamos abertos em negociar com o Estado para atuar de forma parceira dos Centros de atendimento às crianças e adolescentes, acolhendo os jovens no início da integração com o primeiro emprego, absorvendo esses jovens nas nossas turmas normais de formação profissional”, afirmou Maranhão.

Contribuições

As pessoas interessadas em participar do programa têm várias formas de contribuir para dar mais oportunidades às crianças, aos adolescentes e aos jovens de Pernambuco. A primeira é o Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA), através da conta corrente nº 10232-6, agência 3234-4, Banco do Brasil, CNPJ 01028699/001-60.

A segunda forma é através do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), através da conta corrente nº 8278-3, agência 3234-4, Banco do Brasil, CNPJ 01063487/0001-14. A contribuição também pode ser feita diretamente nas instituições. Os endereços das casas de acolhida estão disponíveis no site da secretaria: http://www.sedsdh.pe.gov.br/

Além de ajudar a mudar o futuro de meninos e meninas pernambucanos, o contribuinte vai poder deduzir 1% do Imposto de Renda se pessoa jurídica ou 6% no caso de pessoa física. Após a doação, quem contribuir com o programa precisa entrar em contato com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), enviando o comprovante de depósito via fax (3222.1106), correio ou pela internet: www.cedca.pe.gov.br. Para tirar dúvidas ou fazer doações, ligue 0800.2816093.


Fonte: Secretaria Estadual de Imprensa de Pernambuco

Nenhum comentário: