CCA-I

O CCA-I ( Centro da criança e do adolescente ) de Itapetim - PE foi fundado para orientar, instruir e educar a criança e o adolescente, juntamente com sua família. Para atingir os seus devidos objetivos, tem como meta prioritária a pedagogia do amor, dentro das suas normas e diretrizes, a única que nos proporciona uma vida feliz no amanhã.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A ASSISTENTE SOCIAL ESCLARECE QUANTO AS ATRIBUÍÇÕES DESTE SERVIÇO JUNTO AS FAMÍLIAS E CRIANÇAS


ESCLARECE QUE O NOSSO DEVER É ORIENTAR AS CRIANÇAS PREPARANDO-AS PARA QUE NO AMANHÃ SE TORNEM CIDADÃOS DE BEM.QUE AS NOSSAS FAMÍLIAS DEVEM SER PREPARADAS PARA QUE  ELAS PRÓPRIAS SEJAM CAPAZES DE NO AMANHÃ BUSCAR SOLUÇÕES PARA EQUALIZAR AS SUAS DIFICULDADES.

Um comentário:

Lusa Piancó Vilar disse...

Tenho acessado este espaço e cada vez mais me convenço da importância, do zelo, do amor e da reponsabilidade com que estão sendo desenvolvidos os trabalhos nesta casa de apoio à formação das crianças carentes da minha terra.
Parabéns a toda equipe, resaltando a importância do trabalho da assitente social que tem se desdobrado para que o planejamento das ações se torne realidade.
Neste sentido, quero agradecer ao casal José Humberto/Bernadete Passos pela oportunidade que deram a minha irmã, Elizabeth Piancó, como assistente social, de oferecer um trabalho de qualidade em benefício destas crianças.
Como única assistente social, de nível superior, formada pela Universidade Católica de Pernambuco, nascida no Município de Itapetim, tendo exercido sua profissão na capital do Estado de PE, Recife, por mais de dez anos, onde atuou junto a importantes órgãos como o Juizado de Menores, Casa de Carolina etc, teve a oportunidade de mostrar a sua capacidade para lidar com assuntos ligados à sua profissão.
Ao ser tranferida para sua terra natal, a pedido, foi lotada no Centro Social Urbano Otaviano Correia, e, enquanto este esteve sob a jurisdição do Estado, desenvolveu importante trabalho, fruto do seu esforço e abnegação, onde por vezes teve que pagar do próprio bolso a água para abastecimento daquela casa.
Anos mais tarde, quando o CSU - Otaviano Correia foi municipalizado,
infelizmente, o trabalho por ela iniciado, apesar de valorizado pelas Associações Rurais e pelo Conselho de Desenvolvimento do Município, não sensibilizou o poder público municipal, representado pelo prefeito atual e o seu antecessor.
Talvez tenha faltado conhecimento, por parte desses prefeitos, sobre a verdadeira direcionalidade de um trabalho de assistência social, ao que tudo indica há uma dificuldade em separá-lo do assistencialismo.
Não quero desmerecer o trabalho de assistencialismo, o qual considero de grande importância como pagamento de dívidas de governos passados, bem como da própria sociedade que, no seu egoismo, faltaram com as classes menos favorecidas, negando-lhes direitos e garantias constitucionais.
O assistencialismo pode e deve permanecer até que o trabalho de assistência social resgate a cidadania que foi negada, ao tempo em que trabalhe as crianças de hoje, para que no amanhã a história não se repita e novas dívidas sejam geradas.
Parabéns, minha irmã, conheço a fundo o seu desejo de reparar perdas, corrigir distorções, preparar a criança para ser cidadão de bem, repaldada no seu conhecimento como profissional e sobretudo pela sua capacidade de amar dentro dos princípios da caridade no seu mais amplo sentido.
Obrigada, José Humberto e Bernadete pela oportunidade que deram para a realização deste trabalho, pela confiança depositada.
Para os que não conhecem o que significa um trabalho de assistência social, aconselho que leia este importante artigo escrito pelo Ministro Patrus Ananias:
http://www.mds.gov.br/noticias/artigo-assistente-social-ministro-patrus-ananias

Lusa Piancó Vilar